terça-feira, 27 de junho de 2017

HISTÓRIAS DA MODA - SÉRIE #01 O COMEÇO DE TUDO



Bom dia amores!!
Tudo bem com vocês??

Vamos falar sobre Moda?!



O que é?
Quando surgiu?
Um pouquinho de história...

Moda - Conjunto de opiniões, gostos, costumes, etc..

A moda na História

Bom gente, como sabemos a moda tem uma história muito, muito, muito antiga e através dela podemos observar as transformações do tempo e dos seres humanos, a evolução de povos e costumes que a moda consegue retratar e definir muito bem, por isso quis trazer aqui pra vocês um pouco sobre esse mundo tão maravilhoso que deslumbra e encanta tanta gente em uma pequena série sobre a história da moda, então, bora lá??

A história da moda diz muito sobre uma sociedade, classifica gerações e denomina costumes de determinadas épocas. A palavra moda vem do latim "modus" = modo, esta pode ser tendência, maneira de se vestir, costumes ou vontades.
Para que se entenda de moda hoje, é preciso compreender o passado, onde observaremos as mudanças e transformações humanas ao longo do tempo. Então que tal viajarmos nessa maravilhosa máquina do tempo da moda??


Pré-História - até cerca de 3500 a.C

A moda vem desde os primórdios, quando o homem segundo o Antigo Testamento, usava folhagens e pele de animais para proteger o corpo. No período Paleolítico Inferior, homens e mulheres usavam adornos feitos de pedra e couro, dentes e sementes. Trabalhava-se a pele para que a mesma se tornasse maleável e assim não afetasse a mobilidade dos caçadores.


Antiguidade 3500 a.C ao séc IV d.C

Nesta época os povos procuravam por regiões férteis, próximas a rios para desenvolver a comunidade. Os trajes se diferenciavam de acordo com suas classes sociais, túnicas justas e de mangas curtas eram típicas desta época. Irei elucidar aqui os principais povos desta era.

Na Mesopotâmia as classes mais altas utilizavam este mesmo traje, porém de comprimento longo, alguns bordados e ornamentados de acordo com o status.

No Egito, os nobres usavam trajes mais exuberantes, enquanto os menos favorecidos andavam praticamente nus. Tinham como traje característico o "Chanti", tecido usado como tanga preso por cinto à cintura.
CHANTI


Os persas e medos localizavam-se em regiões frias o que os obrigavam a usar roupas de tecidos quentes, como a lã e o linho. Botas e chapéus eram parte de suas vestimentas; as calças utilizadas por eles tornou-se traje típico persa.

Já os trajes gregos eram marcados pelos drapeados que caiam sobre o corpo sem qualquer corte ou costura. Essa túnica usada tanto por homens quanto por mulheres chamava-se "quitons", e era presa ao ombro por alfinetes e cintos na altura da cintura.

Exemplos de outros trajes antigos




CONTINUA...

Por hoje é isso amores!!!
Até a próxima!! ;)
Super Bjos, Caroll Cordeiro!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário